Com o tema “Saúde, Segurança Pública e Empregabilidade no contexto de pessoas trans”, a ONG Igualdade promove atividades em alusão ao Janeiro Lilás em Santa Maria, mês dedicado à visibilidade da vivência das populações transexual e travesti. Conforme a ativista Marquita Quevedo, uma das coordenadoras da ONG Igualdade, estão programadas quatro ações sobre o tema a partir do dia 11 de janeiro na cidade.– É muito importante para lembrar a nossa luta e as nossas conquistas. A violência é muito maior contra as pessoas trans e, como é um debate ainda muito novo na sociedade, é preciso dar visibilidade a essa discussão através de iniciativas como a nossa programação em Santa Maria – explica a ativista e produtora cultural.
A programação encerra no próprio Dia Nacional da Visibilidade Trans, dia 29 de janeiro, no Cpers de Santa Maria, o Sindicato dos Professores e Funcionários de Escola do RS. Na ocasião, além de debates e rodas de conversa, ocorrerão shows e momentos culturais, e também a coroação da Rainha da Diversidade da Corte do Carnaval de Santa Maria, indicada pela ONG Igualdade.
Confira a programação completa
11/01
18h – Abertura do Janeiro Lilás (Mês da Visibilidade Trans) na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria. Debates sobre saúde com César Grid do Ambulatório Transcender e Tadeu Lucca do Ambulatório Trans Sefas ( Hospital Casa de Saúde); sobre violência com a Delegada Débora Dias e empregabilidade, com Alexandre Martins do “Projeto Transformais ” (Efeito Mais Gestão e desenvolvimento)
16/01
9h – Exposição fotográfica na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, com fotos de pessoas trans, ativistas e lideranças que lutam e carregam a bandeira trans com orgulho.
21/01
10h – Exposição fotográfica e promoção à saúde na Praça Saldanha Marinho, com a presença do Sorria Santa Maria (cuidados para saúde bucal – ação realizada mensalmente para população trans).
29/01
Dia “T” (Dia da Visibilidade Trans) – No Cpers Sindicato, com diversas atrações artísticas e de promoção da saúde, dia da beleza, debates, roda de conversa, exibição do documentário “Verônica”, show com Cilene Rossi, orientação com profissionais da área da saúde, coroação da Rainha da Diversidade do Carnaval de Santa Maria e presença de Gabriela Meindrad, Secretária Adjunta da Cultura do Rio Grande do Sul
Leia todas as notícias